top of page

O que é comunicação visual?


Comunicação visual no marketing é ponto alto de atenção. Afinal, através de símbolos e cores consegue-se passar inúmeras mensagens, e é preciso que o entendimento do cliente esteja  alinhado com o verdadeiro posicionamento da marca para que os resultados positivos aconteçam.

No entanto, antes mesmo de interpretar a mensagem, todo apelo visual precisa, primeiro, se destacar na multidão para chamar a atenção dos clientes em potencial. Assim, é preciso que ela seja atrativa para o perfil que atende e coerente com o próprio posicionamento.


Por isso mesmo que cada elemento visual pode, e muito, ajudar o seu negócio. Continue a leitura para descobrir como! O que é a comunicação visual? É qualquer maneira de comunicação por elementos visuais. Quando a empresa lança campanhas audiovisuais ou desenvolve material gráfico, ela se vale de imagens e recursos visuais para passar mensagens pré-determinadas.

Muitas vezes, utilizar uma imagem para veicular uma informação gera mais resultados positivos do que se você focasse apenas na escrita de textos. Isso porque os textos precisam ser lidos e interpretados pelo consumidor antes de causar qualquer comoção.

Sem dizer que nem sempre eles serão bem interpretados e poderão não passar a mensagem idealizada. Enquanto isso, a imagem atinge o público de forma instantânea. Características da marca

Quando uma empresa investe em comunicação visual, ela passa a ter acesso a vários elementos que vão caracterizar a marca e consolidá-la como única no mercado. Para entender o que isso significa, basta lembrar de marcas famosas, como a Lacoste, por exemplo.

Você precisa de algum texto informativo para saber o que o desenho do crocodilo quer dizer? Ou esse símbolo já remete automaticamente à marca e aos produtos que ela comercializa? Um dos grandes diferenciais que essas marcas renomadas conseguiram oferecer aos consumidores está, justamente, na composição visual. Motivos para optar pela sua empresa

O público procura por ideias inovadoras e que se destaquem em meio à multidão. A competitividade no mercado cresce a cada dia.

Milhares de empresas surgem e centenas de produtos são lançados. Que motivos uma pessoa teria para optar pela sua empresa em detrimento de outras?

Para o seu negócio ser bem-sucedido, você não deve pensar apenas em realizar muitas vendas. A chave para o sucesso não consiste unicamente em vender produtos e serviços, mas ficar na memória do cliente e conseguir passar uma mensagem. A comunicação visual para ter destaque

A comunicação com recursos visuais é capaz de lhe ajudar também nessa empreitada? A resposta é: sem dúvida alguma!

Criar uma identidade visual é trabalhoso, pois envolve processos críticos de semiótica para representar a marca de forma coerente e efetiva. Por isso, é um trabalho que precisa ser realizado por profissionais específicos. Do contrário, ao ser desenvolvido por quem não entende de cores e símbolos, o resultado pode não cumprir as inúmeras funções que listaremos ou, pior, prejudicar os objetivos do negócio.

Nessas horas, as multinacionais são boas fontes de inspiração sobre o que pode dar certo na identidade visual. É sempre melhor buscar por um profissional que saiba o que está fazendo (é só lembrar do designer que criou o símbolo icônico da maçã mordida). Como a comunicação visual ajuda um negócio? Como a composição visual pode ajudar a sua marca a ser bem-sucedida? Cuidar da imagem do seu negócio garante resultados mais satisfatórios. Veja alguns exemplos: Fortaleça sua marca O consumidor atual é bastante exigente. Ele procura por empresas que ofereçam soluções de qualidade para os seus problemas.

Sua empresa pode até entregar valor para o público, no entanto, ela só vai se destacar da concorrência se a sua identidade visual for forte o bastante para ser lembrada pelos consumidores. É a partir de elementos visuais que a sua empresa poderá se mostrar como uma marca consolidada e profissional. Reforça os valores da empresa Quais são os valores da sua empresa? Em que você e os seus colaboradores acreditam?

Comunicar os valores, crenças e objetivos da empresa, com a ajuda da comunicação visual, é uma excelente estratégia para atrair clientes e fidelizar. Essas informações têm um grande potencial de influência sobre os consumidores.

Imagine que você decide comprar maquiagem e precisa escolher entre duas marcas que possuem o mesmo preço e qualidade. Porém, uma delas é famosa por ser “cruelty free”, isso é, não realiza testes em animais e você concorda 100% com esse posicionamento. Qual das marcas você vai preferir? Conquiste credibilidade Certamente, você, como consumidor, tem preferência por empresas que passam confiança. As pessoas costumam comprar produtos ou serviços de marcas que passam maior credibilidade e seriedade, isso é um fato.

A identidade visual é muito importante para construir essa imagem. Assim, a sua empresa se apresenta de forma coerente (o que inclui o logotipo, o material institucional e até o espaço de trabalho). Ajuda a empresa ganhar espaço no mercado A partir dos pontos apresentados, a sua empresa conquistará clientes fiéis e pode se tornar mais conhecida. Para que você consiga seu lugar ao sol no mercado, precisa investir, também, em maneiras de divulgar seus serviços.

A comunicação visual também é fundamental para isso! Algumas ações que a exploram e podem dar muito certo para você são:

  • caprichar na produção do site do negócio e nos demais canais de comunicação online;

  • distribuir brindes e materiais de publicidade em eventos;

  • criar embalagens personalizadas;

  • apostar em uma fachada criativa e chamativa para a empresa.

Veja também: Como se comunicar visualmente.

Gostou dessa post? Compartilhe com os amigos em suas redes sociais.

bottom of page