top of page

Não ignore as formas

Saber onde e como investir os lucros da empresa de forma a reforçar seu posicionamento e otimizar as vendas é cada vez mais complicado, com inúmeras formas de marketing e comunicação, decidir quais meios utilizar leva tempo e dinheiro. Por tanto, não ignore as formas que a comunicação visual pode fortalecer a sua marca.


Uma das saídas é utilizar a comunicação visual!

Embora muitos pensem que é obsoleta e pouco rentável, as vantagens da comunicação visual, como sua eficiência e importância para a construção de marcas, a tornam a maneira ideal de alavancar sua empresa no mercado! Veja seus benefícios: 1. Impacto maior

Somos atraídos pela linguagem visual desde a primeira infância, devido à sua leitura fácil e intuitiva, o que confere a ela um impacto muito maior do que uma mensagem transmitida apenas textualmente, que pode se tornar cansativa.

Exemplos clássicos são as peças publicitarias da varejista italiana Benetton, que chocaram e conscientizaram o mundo nos anos 90, tratando de temas como racismo, violência, geopolítica e preconceito em anúncios que consistiam de uma única imagem e pouquíssimos textos. 2. Atrair novos clientes Não podemos ignorar a importância da publicidade para a prospecção de novos clientes. Nesse sentido, a comunicação visual tem papel muito importante. Para veicular peças publicitárias que atraem mais clientes, como o anúncio de uma promoção, são inúmeras as opções e variedades:


• Distribuição de flyers e adesivos;

• Adesivação de vitrines;

• Confecção de diversos produtos que tenham o intuito de divulgar a marca, como canetas ou broches de brinde;

• Embalagens personalizadas;

3. Transmissão das informações de maneira direta

A linguagem visual é amplamente conhecida por ser simples e direta ao carregar informações que valem por mil palavras, como diz o ditado popular.

Pense, por exemplo, nos valores de sua empresa: como dizer a todos os clientes e potenciais novos consumidores e parceiros por quais ideais a sua marca preza de forma efetiva e em pouco tempo?

Com a linguagem verbal, isto seria um trabalho difícil e com grandes chances de falha. No entanto, a comunicação visual permite que sua empresa crie uma logo e todo um manual de identidade que o acompanha, para serem usados em todos os materiais de divulgação, traduzindo todos aqueles valores em um ícone conciso e simples de entender.

4. Flexibilidade de aplicações

Informações textuais e outras formas de multimídia, como inserções de áudio, têm restrições amplas quanto à sua aplicação: textos não podem ser usados em locais de língua estrangeira, e comunicações por áudio precisam de equipamento específico para sua reprodução. Comunicações visuais, pelo contrário, podem ser usadas em todos os lugares, tamanhos e materiais.

Um logo, por exemplo, pode ser usado no site da empresa, nas embalagens de produtos, na fachada do prédio que abriga a sede, em materiais promocionais, como cartões de visita e em uniformes, sem sofrer perdas de significado.

5. Custo-benefício

Investir na criação ou na renovação de todo seu material visual pode parecer um gasto elevado em curto prazo, mas o retorno em médio e longo prazo supera facilmente o dinheiro investido. Um branding bem feito e aplicado corretamente, associado a ações de marketing e divulgação, pode ser a diferença entre uma marca desconhecida e uma empresa de referência.

Nesta postagem, vimos alguns dos motivos pelos quais devemos investir ou reforçar a comunicação visual da sua empresa. Seja em impacto ao cliente, na criação de uma marca forte e de credibilidade ou na facilidade de entendimento. As vantagens da comunicação visual são inúmeras e fazem dela o investimento perfeito para a empresa que deseja destaque e status de referência. Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais.

 

Quer saber mais? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre comunicação visual. Curta no Facebook e Siga no Instagram @multicomunicacaovisual


bottom of page