top of page

ACM. Tudo o que você precisa saber.


Se você está por dentro das soluções tecnológicas no campo da Comunicação Visual ou Arquitetura, com certeza já conhece o ACM. Esse produto tem sido utilizado a cada vez mais dentro do mercado Brasileiro e no mundo por unir características como: resistência, beleza, leveza e durabilidade.

Se você ainda não conhece, com certeza ficou curioso! Veja agora mesmo tudo sobre esse material. [ 1 ] O que é ACM? [ 2 ] Principais características [ 3 ] Onde utilizar o ACM ¹O que é ACM?

ACM é a sigla para Aluminium Composite Material. A tradução para português é Material Composto de Alumínio. Como o próprio nome já diz, é um material composto por três camadas. Dessas camadas, duas são de lâminas de alumínio e o núcleo é formado por uma camada de polietileno de baixa densidade.

A composição do ACM permite competir diretamente com os revestimentos sólidos de placas de 3 milímetros de alumínio. Além disso, oferece diversas vantagens como durabilidade e leveza ao seu projeto.

Através do ACM, são formadas placas grandes, que têm ganhado espaço no mercado brasileiro. Os painéis produzidos á partir dessas placas pode ser utilizado em áreas internas e externas, normalmente utilizado nas fachadas de grandes comércios. Além disso, podem ser aplicados sobre diversas superfícies, como exemplo: vidro, ferro e alvenaria.

*Utilização de ACM em estrutura interna. Supermercado Pão de Açúcar. ²Principais Características

O crescimento da utilização deste produto pode ser explicado pelas incontáveis vantagens que ele carrega consigo. Sendo parte delas: Beleza, leveza e resistência, esses são alguns que podemos citar. Vamos entender melhor sobre cada uma delas:

Resistência

Como citamos acima, o ACM é composto por duas camadas de alumínio e uma de polietileno de baixa densidade. Essa composição garante a resistência do alumínio ao produto.

Leveza

Mais uma qualidade que está ligada à sua composição. Sabemos que o alumínio é um material leve, mesmo sendo resistente. Assim, a junção do alumínio com o polietileno de baixa densidade garantem a leveza necessária. O que favorece muito dependendo do local de instalação.

Design

Outra vantagem do ACM é seu caráter estético. Ele pode ser moldado, recortado e vazado em diversas formas. Dessa forma, se transforma em peças únicas e exclusivas para cada projeto, construindo assim, a identidade visual da edificação com uma fachada ou design específico.

Além disso, para garantir um visual diversificado e moderno, o ACM pode ser colorido com uma vasta gama de cores e estilos, desde sólidas à metalizadas ou que imitam madeira, por exemplo. As pinturas recebidas são resistentes à variações climáticas e intempéries como poluição, maresia e etc. Isolante Térmico e Acústico

Mais uma vez, sua composição gera uma excelente vantagem: a isolação térmica e acústica. O alumínio e o polietileno favorecem o bloqueio de raios solares, o que garante ao material diminuição da transmissão de calor. Além disso, suas três camadas impedem a transmissão de sons altos que possam incomodar.

Sustentabilidade do ACM

A vida útil de uma placa de ACM é em média 40 anos. Esse fator diminui os custos com manutenção e resíduos. Além de ser 100% reciclável. Além disso, por bloquear os raios solares, o ACM auxilia na diminuição do uso do ar condicionado, garantindo menor consumo de energia elétrica e menos emissão de CO².

Essas são algumas das principais vantagens desse produto tão prático e benéfico. Abaixo veremos suas principais aplicações:

*Utilização de ACM em estrutura externa, fachada. Supermercado Pão de Açúcar.

³Onde utilizar o ACM

Por ser um material tão versátil e vantajoso, o ACM é utilizados em uma enorme gama de projetos. Sua funcionalidade e economia atuam como um ótimo atrativo. Além disso, oferece um perfeito acabamento e protege as estruturas de intempéries como chuva, sol forte e maresia.

Por isso, é um excelente material, que pode ser aplicado em edificações novas ou em reformas, seja de pequenos ou grandes projetos. Suas instalação é simples e pode ser realizada de diversas maneiras. Utilizando suportes metálicos tipo ancoragem ou fazendo uso de fitas específicas para colagem, é possível a fixação das placas em qualquer altura ou superfície.

Seu ótimo custo benefício faz com que ele seja a melhor opção para fachadas residenciais ou comerciais. Todavia, como suas vantagens são diversas, o ACM é muito indicado para comunicação visual, como placas, totens e outros.

Lojas, Supermercados, concessionárias, postos de gasolinas, universidades, grandes comércios e modernos edifícios comerciais já se beneficiam do impacto visual e durabilidade deste produto. E ai, essas informações foram úteis pra você? Agora que você já conhece todos os benefícios desse material incrível, que tal visitar o site da Multi Comunicação Visual para conferir mais de nossos trabalhos com ACM? Confira também nosso Blog e veja nossas dicas e curiosidades! Nos ajude compartilhando esse post em suas rede sociais, aproveite e nos siga também no Facebook e no Instagram.

bottom of page